quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

COMO TUDO COMEÇOU

 Eu poderia refletir alguns minutos do meu dia pra logo perceber que é pequena porcentagem que consegui conquistar em quatro anos como fotógrafo, perto do que realmente pretendo conquistar. Porem, se encarar quanto de experiência tive em tão pouco tempo percebo que as coisas vem acontecendo mto de pressa, e a cada dia amo mais minha profissão. Faz um ano que tento criar um blog, pra poder postar meu material de uma forma mais intima, incluindo meus arquivos pessoais, exatamente como um diário de bordo, mas semana passada eu parei pra refletir e cheguei a uma conclusão que só vou conseguir perceber quanto intensa é minha vida de fotógrafo se eu escrever minhas maiores experiências ao longo da minha vida. Tudo tem que ter um começo, o meu foi um tanto quanto diferente. Desde pequeno eu me lembro pegando as revistas de moda da minha tia e passava a caneta preta em cima das maquiagens e roupas das modelos, isso era motivo pra ela ficar bem brava comigo, rsrs. Também ficava horas brincando de fazer historias em quadrinhos. Minhas historias sempre tinham quatro amigas, uma delas era modelo que fazia bastante sucesso fotografando, eu ficava horas me distraindo desenhando algumas poses. Queria ter esses desenhos pra poder mostrar aqui, mas depois de anos é praticamente impossível me lembrar onde foram parar. Me lembro também quando fui pra um acampamento com minhas irmãs, devia ter uns 8 anos, eu peguei uma câmera daquelas antigas de filme, bati uma foto de um final de tarde, ficou bem legal, essa tenho, depois eu procuro pra digitalizar e postar aqui. 
 Eu nasci no litoral de SP, em Guarujá, mas vivi maior parte da a minha infância em Boiçucanga SP, na cidade de São Sebastião.  Lá morava com a minha irmã Samanta que dedicou muito da sua vida pra me das toda educação que tenho, sou grato a ela e minha avó Maria Beatriz por terem me criado, são minhas duas mães.

Em boiçucanga, Litoral Norte de SP onde passei grande parte da minha infância
 Mudei várias vezes de escola, contando acho que foram 11 vezes, deu pra conhecer bastante gente, o ruim é que não tive muitos amigos de infância, porem foi legal, sempre que estava chato em um lugar, sabia que até a metade do ano eu estaria em nova turma. Durante o primeiro colegial, comecei a fazer alguns desenhos artísticos. Os olhares sempre me chamaram a atenção, desenhava mulheres nuas, como nos tempos medievais.   Até que resolvi vir pra São Paulo, morar com uma irmã no final de 2001, no ano seguinte sai de casa pra morar sozinho, com 17 anos, a responsabilidade seria em dobro, trabalho, escola, dividas e por ultimo, bem lá no final viria a diversão. 
  Meu primeiro emprego em uma Clinica Odontológica em 2003, Clinica Coelho, essa época eu preferi parar de estudar no primeiro colegial, estava me sentindo muito sobrecarregado, com toda aquela responsabilidade. Hoje eu já consigo perceber que se não fosse eu perder esses 2 anos talvez não teria a oportunidade de conhecer algumas pessoas incríveis que me fizeram tão bem nos anos seguintes. Voltando a clinica, de inicio teria que transferir pra o computador algumas fichas, chamadas Anámineses de pacientes em arquivo morto, o arquivo tinha mais de 2 mil fichas em desuso. O período era bem cansativo,  das 8h às 18h. Ficava fechado em uma sala no fundo da clinica, durante todo esse tempo, digitando, era tedioso! Em 1 ano eu cuidava de todo o sistema de informatica na clinica com 11 consultórios, agora Técnico em Informática.  Pra mim era novo acessar a internet diariamente, acessava vários sites de fofocas que tinha bastante fotos de celebridades. Colecionava algumas fotos da Mariah Carey, ia na galeria de fotos, podia acessar vários ensaios.  Aquele trabalho não me agradava mais, tinha que começar a usar um pouco daquele tempo pra aprender outras coisas. 
  Durante um dia eu geralmente digitava 10 fichas de Anáminese, comecei a fazer 8 por dia, assim teria umas 1h  pra aprender a usar o photoshop.  Mesmo os ensaios já editados desses sites, eu tentava sempre recortar, bolar uma capa de revista, criatividade não faltava. Eu já não aguentava amais aquela rotina toda, e meu chefe era daqueles que queria os funcionários 24h à disposição, sem contar que ele nunca elogiava o nosso trabalho, particularmente o meu que era um dos mais importantes pra que a empresa pudesse funcionar, aaaah isso não era legal... RSRS! Fiquei la uns 2 anos, sei que no final eu fazia apenas 3 Anámineses por dia, o resto do meu tempo eu dedicava as minhas aulas praticas de edição fotográfica, pra mim era mais vantajoso, rsrs, já que ninguém ia ficar olhando quantas fichas de arquivo morto eu fazia diariamente. 
 Eu me recordo que nessa época eu ficava horas analisando as minhas edições, vendo o que poderia melhorar. Lá o chefe geral dos dentistas tinha uma câmera pra tirar foto do resultado inicial e final de cada paciente. Um dia quando ele estava de férias eu entrei na sala e peguei a câmera, ia acontecer um desfile num Shopping ali perto, eu queria saber como era ter um dia como fotografo de moda, a câmera era grande, ia chamar a atenção e por mais que fosse um desfile bem simples precisava sentir a sensação antes de ser mandado embora, já que aquela câmera nunca mais iria estar a minha disposição RSRS!!!  Deu certo ainda bem que ninguém me roubou, fiz algumas fotos de modelos na passarela, e todos olhavam pra mim vendo um fotografo de moda. Acontece que levei a câmera pra casa e o Discman do meu chefe, era como se eu tivesse me vingando daquele cara cato, ah eu me dedicava tanto pra em  dois anos eu ter o mesmo salário que era praticamente menos que um salário mínimo, estava chateado, mas nem sempre da pra se sair bem sucedido em uma vingancinha, rsrs.  No dia seguinte quando ia trabalhar de bicicleta, estava ouvindo Mariah Carey - Underneath The Stars, quando de repente a minha frente vi uma placa de obras à 5 metros, fui tentar desviar e no meu ouvido Mariah dava os seus famosos agudos, no mais alto deles senti travando o pneu de traz da bicicleta, no impacto eu cai com tudo no chão, vi uma roda que ia esmagar minha perna, mas tirei rapidamente, minha bicicleta foi foi esmagada. Era um ônibus, quando o motorista foi desviar de mim eu entrei bem na frente, não escutei o barulho da buzina. Não aconteceu nada de grave, mas foi por pouco. Eu ali em baixo do caminhão só conseguia me preocupar com a câmera e o Discman, RSRS, engraçado! Hoje consigo rir, RSRS! 
  Sei que meu chefe não descobriu que peguei emprestado, a mochila com roupas  protegeu bem as coisas. Consegui um emprego melhor dali a 2 meses. Meu chefe que tanto gostava de mim, me implorou pra eu não sair da Clinica, ele não queria mesmo perder um escravo, até dobraria meu micro salário, mas eu tive que ir, RSRS!!!

Uma das minhas primeiras montagens e edições
  Eu consegui um trabalho em uma metalúrgica, Chamada NDT, na época, hoje a empresa já não tem mais esse nome. Novamente eu estava trabalhando como Arquivista, monótono, tinha 5 minutos enquanto a digitalizadora escaneava uma radiografia de gasoduto  de 70 cm. Tudo bem que era bem mais fácil, eu tinha que apenas mudar as radiografias de 5 em 5 minutos e meu salário era bem melhor, de meio salário mínimo, para um salário mínimo, RSRS, mas valia a pena, pois tinha meu tempo livre pra editar as fotos, que agora com minha própria Sony Cybershot 6.0, rsrs, registrava vários momentos entre amigos e já conseguia editar algumas fotos pessoais. 

Minha primeira Câmera digital
  Voltei a estudar, logo no terceiro ano do colegial, resolvi participar de um trabalho no colégio onde estudava em 2007, uma campanha Solidária, onde eu era seria o fotógrafo. Eu humildemente, disse que tinha uma simples Sony Cybershot 6.0, mas que garantia um bom resultado. Fotografei algumas colégas amigas minhas, criei o logo, 'J.C' Jovens do Calhin Campanha do Agasalho ' e levei até a secretária. O interessante é que a diretora me elogiou bastante dizendo que aquele seria o trabalho divulgado em todos os períodos. Claro que eu já gostava de brincar de fotografar,  mas nada onde outros iriam avaliar.   Foram impressas algumas fotos e empalharam pelo colégio. Mesmo hoje olhando meu primeiro trabalho, vejo que ficou bastante simples, mas recordo com carinho daquele dia que fui tão bem elogiado. 
O meu primeiro trabalho fotográfico rs
Os alunos logo começaram a perguntar quem tinha feito aquele trabalho. Era meu ultimo ano, estava 2 anos atrasado, mesmo assim minha turma era empolgada e gostavam  da minha criatividade pessoal, rsrs.  Eu também cantava no intervalo, então algumas pessoas já me conheciam. Pra mim, estava apenas brincando pra disfarçar que eu era um atrasado, rsrs, e deu certo.   Eu era o preferido da professora de Inglês e de Artes, rsrs.  Me convidaram  pra fazer algumas fotos de alunos como monstros de Halloween, lá estava eu novamente fotografando com minha simples Cybershot.

Outro trabalho dos meus primeiros trabalhos feitos no colégio
   O tempo foi passando e minha vontade de trabalhar como fotógrafo aumentava a cada dia. Com toda essa pequena divulgação no colégio algumas pessoas até começaram a pedir pra que eu as fotografasse. Não sabia muito bem lhe dar com um tipo de negócio chamado dinheiro, então comecei por Hobby a fotografar. Pedi pra que a diretora me liberasse pelo menos 1 dia da semana pra eu fotografar algumas pessoas, como se fosse uma aula de artes extra, fiz isso durante algumas semanas, pra treinar um pouco esse meu 'Dom', que tanto diziam que eu tinha, mas pra mim não passava distração. 

Uma das professoras que era minha amiga Camila, se casaria nos próximos 2 meses, ela gostava bastante dos meus trabalhos. Sempre que editava alguma coisa, imprimia e levava pra o pessoal todo criticar, inclusive os professores, achei até que a professora de Artes estava loucamente apaixonada por mim, de tão bem que elogiava meus trabalhos, RSRS.  A Camila me propôs que se eu fizesse as fotos de seu casamento ela me daria uma câmera em  troca como pagamento! Não pensei duas vezes, ACEITO, RSRS! 
Eu nem sabia quanto seria dificil, se fosse hoje eu juro cobraria pelo menos 3x mais. Peguei 2 meses antes  minha nova maquina fotográfica, tinha algum tempo pra treinar antes do grande dia do casamento.

  



Ai estão algumas do Casamento
  Na minha sala perguntava pra as pessoas se conheciam algum tipo de menina que estava começando a ser modelo, pra me indicar pra que eu pudesse fazer algumas fotos, pra treinar a fotografar.
O Gustavo, quem eu nem conversava muito me disse que conhecia uma menina muito bonita que se chamava Bruna Ushijima, eu me interessei bastante, pedi pra que me desse o endereço do MSN dessa Bruna pra conhece-la. Em fim marcamos um ensaio, se não me engano era sexta-feira, combinamos de fotografar sexta e sábado, pra poder render bastante as fotos.  Cheguei lá logo depois do expediente do meu trabalho, uma semana antes me informaram que no centro da cidade eu poderia comprar alguma iluminação mais barata pra poder fotografar, fui comprei, e já estava todo empolgado cheio de idéias pra  alguns ensaios fotográficos.

A câmera que ganhei em troca das fotos do casamento
  A tal Bruna era perfeita aos meus olhos, pele clara, cabelos escuros, alta, magra, caminhava bem e tinha um sorriso encantador. Tudo isso consegui avaliar enquanto ela vinha a minha direção pra me ajudar a pegar os equipamentos, ela estava de Moleton e uma camiseta de dormir, mas consegui perceber toda sua beleza simples.  Bastante simpática, logo começamos a sessão de fotos, foi engraçado por que ela ria eu ria mais ainda, não sabia pedir nada e ela não sabia absolutamente o que fazer. Sei que nosso teste inicial das luzes não foram lá essas coisas, mas esperávamos um dia lindo de sol.  Assim foi, voltei logo pela manhã, a Bruna já estava maquiada me esperando. Parecia que estávamos falando a mesma língua, nenhuma, RSRS, mas as fotos estavam saindo, o ensaio estava rolando... nós estávamos nos entendendo. 

Este foi um dos vários ensaios iniciais que eu não sabia exatamente o que estava fazendo, mas independente eu sabia que gostava bastante de fazer aquilo.  Depois que mandei as fotos pra Bruna ela ficou bastante impressionada, por que as fotos que eu tinha feito segundo ela, tinham ficado melhores que as que ela tinha no seu material fotográfico pago, até me indicou pra um amigo que tinha uma agencia de eventos, onde fui fazer meu primeiro teste como 'fotógrafo'.





Aqui Está Meu Primeiro Editorial 
  Ela era um pouco viciada na época em usar sites de relacionamento como o Orkut. Eu já tinha um perfil, mas não dava muita importância. Assim que a Bruna postou suas fotos, várias pessoas começaram a elogiar, dizer que ela estava linda, que aquelas fotos estavam lindas, algumas até perguntavam quem era o fotógrafo, legal... Gostei \e/ RSRS! Depois disso tive a idéia de antes do casamento da minha amiga, pelo menos uma vez por semana fotografar outras meninas fora da escola, sendo que o casamento seria em um lugar externo eu deveria aprender a usar a câmera na luz do dia.  Perguntei pra própria Camila se ela podia me indicar alguém, me indicou sua prima, Inaê. 
  Claro que não posso esquecer que tinha fotografado algumas amigas, antes da Bruna. Duas delas são a Erika e a Diana. A Erika foi uma das maiores cobaias, ficávamos fotografando durante horas, algumas vezes até faltávamos no colégio pra ficar clicando.
Ela foi a primeira pessoa que quis me dar umas dicas de como maquiar, claro que hoje eu maquio bem melhor que ela, RSRS, mas serei eternamente grato por ela ter me dado todas essas dicas... me ensinar o que era  Blush, Rimel, Delineador... mas vou postar sobre maquiagem logo mais, quero explicar melhor o porque de ser Multi-Uso, aqui esta registrado Erika França, rsrs, que sou bastante grato por todas as suas lágrimas quando eu praticamente colocava o lápis dentro do seu olho, RSRS! E a minha linda vizinha Japa Diana, eterna 'Dimmm' que sempre estava em casa quando eu precisava treinar um pouco mais,  sempre confiou em qualquer loucura criativa que vinha na minha mente, rsrs. Foi muito importante ter cobaias, RSRS, lá no inicio tão próximo como Aline Risso, Dani, Déborah, Gabi Mesquita, Karol Portillo, Marcinha, Cléo, Nat do Vale e  Maíra Benassi, acho que os momentos engraçados que passamos juntos fotografando no inicio da minha carreira de fotógrafo jamais vou esquecer, sempre vou estar recordando um pouco de cada uma, sou grato a todas vocês. 
    Acontece que eu ainda trabalhava em um lugar chamado NDT, rsrs. Mesmo eu fotografando aos finais de semana, ainda tinha que cumprir horário, entrando das 8h da manhã às 18 da tarde. Trabalhei quase 4 anos nessa empresa. Um certo dia me chamaram na sala e disseram, você está demitido!  Eu queria saber por que, tudo bem que eu usava bastante tempo do expediente pra editar meus trabalhos pessoais, RSRS, mas praticamente 'ninguém' desconfiava. Porque nunca eram checados os arquivos, feitos ou não, há 2 anos eu tinha perdido vários arquivos da empresa, e estava refazendo todo o trabalho.  
 Fui até a sala do meu chefe chorando e perguntei, ele me disse que eu tinha sido demitido porque não participei de uma brincadeira do amigo secreto e todas as pessoas mais próximas estavam desistindo de brincar, chorando ... eu RI.. RSRS, por isso!!! Claro que surgiram boatos de que eu estava usando os computadores da empresa pra poder editar minhas foto, aaaah, coisa tão pequena, eu não gostava mesmo de fazer todo aquele esquema de arquivar, excluir, nomear, organizar não era mim! RSRS!! Mas o fato é que eu estava desempregado, sem casa porque morava em uma casa alugada pela empresa, em São  Paulo sozinho, por que minha irmã tinha voltado pra o Litoral norte, me ferrei totalmente! Tive uma amiga, Lilian.. foi uma das pessoas que mais me ajudou... qdo mais precisei... Mas por alguns motivos tbm nos afastamos... Tive que aprender sozinho...iniciar novamente sozinho... e São Paulo é muito grande pra um jovem rapaz, sem muitos meios... nem conhecidos..  O que me restava fazer? Tentar sobreviver como um fotógrafo! 
Minha irmã Samanta e meu sobrinho Cadu à espera de Lanna, Minha família
Eu não tinha em mente outra coisa a não ser me tornar fotógrafo. Tinha 1 mês pra sair da casa onde morava, a empresa ia pagar tudo certinho. Tinha algum dinheiro em mãos, pouco mais de 6 mil reais. Eu não tinha nada de casa, cama, geladeira, fogão, precisava alugar algum lugar pra morar urgente! Lembrei que um amigo meu que morava perto da Avenida Paulista tinha deixado um quarto livre no apartamento, quando foi pra Itália. 
  Eu precisava agora fazer um estudo pessoal pra descobrir como ganhar dinheiro como fotógrafo, a final apenas gostar do que fazia não bastava eu tinha que me dedicar e ter dinheiro o suficiente pra me manter.  
 Quando eu menos esperava uma amiga da Bruna me mandou um Scrap perguntando se eu era Fotógrafo, respondi que sim, ela me perguntou se eu fazia ensaios particulares, hummm boa idéia, RSRS!
  Foi dessa forma que criei um Álbum com todos os meus trabalhos realizados, até então, tipo um 'Portifólio' fotográfico.  Uma amiga da Maíra logo que viu a foto dela postada, me perguntou quanto eu cobraria pra fazer algumas fotos. Eu usava apenas a câmera do casamento pra fazer esses Freelancers e as duas luzes quentes pra fotografar, mas as amigas das amigas começaram a me procurar, diariamente.  
  Precisei usar o dinheiro que sobrou da minha demissão pra investir em um novo equipamento, uma nova Câmera Fotográfica! 
  Em pouco tempo conheci bastante gente, como aquelas amigas das amigas. Se eu parar pra escrever todas as historias de como ia conhecendo as pessoas nesta postagem iria ficar horas escrevendo, então vou escrever sempre que der na telha, tantos momentos tensos, cômicos, chatos, estressastes e felizes. 
   Conheci a Cris Felix, também amiga da Bruna Ushijima, praticamente o clone da Natália Guimarães, pelo menos achava na época que a conheci, hoje minha amiga mais louca e excessiva de todas, RSRS Brinks, \e/.  
 A Cris tinha um amigo vendendo uma Canon Tebel XTI, peguei parte do dinheiro no banco e comprei, seria um grande investimento, mas eu estava ciente de que com ela viriam novos testes, novas tentativas, novas dores de cabeças, novas pessoas e claro o melhor de tudo tinha certeza absoluta de novas fotos pra o meu portifólio!
  Quando aceitei a proposta da Camila, em 2008 de fotografar o seu casamento em troca da Câmera, eu já tinha decidido que esta seria minha profissão, fotógrafo! Minha demissão da empresa, o medo de eu não ter onde ficar e as coisas que aconteceram depois foram apenas conseqüências.  
  Hoje acredito que desde a minha infância já tinha recebido um dom, se eu lembrar das revistas rabiscadas... dos desenhos em quadrinho... RSRS! Na vida é assim mesmo, as vezes podem demorar anos pra conseguirmos descobrir o que realmente somos, quais são os nossos dons. Na minha descendência eu achava que não era capaz de fazer absolutamente nada com fundamento, mas o tempo me fez perceber que o que eu tinha de melhor estava ali guardado e no momento certo iria aflorar. Quem diria que eu em 4 anos, já iria estar escrevendo sobre minhas fazes, e foi um enorme prazer falar sobre a faze inicial nessa postagem. Desde que escrevi essa breve biografia já aconteceram muitas coisas... mas vou postando com o tempo... Hoje a fotografia é a coisa mais importante da minha vida, é o que me motiva a seguir em frente e literalmente o que me faz viver! Algo que me foi dado eu tenho o  direito de levar as pessoas minha arte, é minha obrigação, meu dever!

Tato Mendes, Fotográfo 

Um comentário:

  1. Eu era a professora de Espanhol na escola Estadual Calhim Manoel Abud rss... Que bom que foi útil a camera que meu "noivo" trazia do Japão especialmente para você. Lembro-me que vc morava sozinho, se sustentava, estudava a noite e tinha este sonho de ser fotografo. Obrigada por aceitar a minha proposta de pagamento, eu amei suas primeiras fotos profissionais.
    Um grande abraço,
    sua ex prof Camila MM Itokajo

    ResponderExcluir